quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mens sana in corpore sano...

E eis que durante uma das minhas múltiplas atividades, havia acabado de pintar uma cadeira e decidi tirá-la de cima da mesa. Somente as perninhas estavam secas. Não titubeei: levantei a bicha pelas pernas de trás, segurando-a na altura do peito. Cara fortão!! Ato contínuo, abaixei-me até depositá-la suavemente no chão. 

Para este singelo movimento usei alguns músculos, a saber: os bíceps, outros dos braços, o peitoral, diversos abdominais, diversos das costas, alguns do pescoço, uns bundais, o quadríceps, músculos das panturrilhas e alguns faciais. Sim, especialmente aqueles que movem a boca para gritar:  P*** que p****!!!!!! 

Estava feito o estrago! Entortei de um jeito as costas (e o resto de mim) que não conseguia mais nem abrir as mãos para soltar a cadeira!!! Situação recorrente, há outro post sobre uma situação parecida. Morrendo de dor, me estiquei corajosamente  assumindo o meu já tradicional formato aranha-esperando-uma-mosca-cair-na-teia-para-pular-em-cima-dela (mais ou menos o mesmo formato de um-gato-fazendo-fsssss, sabem como é, né?), postura essa que desfilei sem constrangimento algum durante uma semana, envergando um pouquinho mais a cada dia,  a dor aumentando e a imobilidade atingindo mais grupos musculares, até ser obrigado a optar entre adquirir uma cadeira de rodas féxion e ir ao médico.

Decisão tomada - opção b, mais em conta  - recebi, junto com a receita de um relaxante muscular paulada, uma bronca por não estar me exercitando e a indicação para retornar ao pilates: Temos que cuidar do nosso corpo, a saúde é o nosso maior patrimônio!!, falou-me o sábio mediquinho (medicozinho remeteria a outro tipo de atividade, mais para medicina alternativa), do alto da sua juventude elástica.

Saco! Exercícios me estressam e acho que houve alguma falha na compreensão da expressão  mente sadia em corpo sadio. É preciso ter um corpo saudável para não pirar na batatinha?  Não, definitivamente deveria ser o exato oposto: o reflexo de uma mente saudável seria um corpitcho em dia!! Você não quer sofrer nunca mais com dores lombares? Já para a rede ler um bom livro! Quer uma bunda durinha e empinada? Bora assistir a um filme cabeça, de preferência esticadão no sofá!

O fato é que, enquanto essa natureza boboca não apropria meus princípios elementares de saúde, tento seguir à risca a recomendação dos exercícios. Três sessões por semana são minha dose extrema de sacrifício para um corpo saudável e durinho. 

Tá. Saudável. Porque para chegar ao durinho, teria que ralar muuito na musculação e aí a mente sana iria para as cucuias,  porque a trilha sonora das academias desta terra é constituída de uma inacreditável pleilist inteirinha de forrós. De enlouquecer gente sã!

Mens sana in corpore sano... como na recomendação do poeta latino Juvenal (sim, acabei de pesquisar na Internet, não vou me fazer de erudito) vou incluir esse pedido nas minhas orações.


2 comentários:

Anônimo disse...

quase que não acho teu blog, nestor! kkkkkk Era nestor k, e não nestor karakis no endereço.

Beijos, Mariana Dore

Nestor K. disse...

Se já estou assim agora, pense quando eu estiver bem velhinho, como é que vai ser? Kkkk Quem bom que encontraste. Beijo, Nestor.